AS PLANTAS NAS ARTES, COM ANA CAROLINA CARMONA

Fundo laranja com efeito sépia, onde se vê mulher branca e jovem, cabelos escuros, lisos e ondulados, blusa listrada. Texto em fonte de cor branca. No canto superior esquerdo, com letras em destaque lê-se: ANA CAROLINA CARMONA. Logo abaixo, em letras menores, lê-se: As plantas nas artes. No canto inferior direito, leia-se: WEBINÁRIO QUINTA 16/9 - 19h. No rodapé lê-se: Canal Youtube EducativaMuseuNacional.

Arte e Natureza (com Plantas no Acervo)

As plantas nas artes 

Com Ana Carolina Carmona Dia 16/09 às 19h

Como a representação artística da vegetação demonstra relações entre humanos, natureza e cultura? 

O Programa Educativa convida a doutoranda na área de Paisagem e Ambiente, Ana Carolina Carmona, autora do “Pequeno Guia da Botânica Modernista”, a refletir sobre o lugar das plantas nas representações artísticas e as interações entre homem, natureza e cultura.

Ana Carolina Carmona Ribeiro é arquiteta e urbanista, mestre em artes visuais e doutoranda na área de Paisagem e Ambiente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), sob a orientação do Prof. Dr. Vladimir Bartalini. É também professora no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), onde ministra disciplinas de paisagismo e desenho. Publicou recentemente o livro Pequeno guia da botânica modernista, no qual apresenta 19 plantas que, no modernismo paulista das décadas de 1920 e 30, são transformadas em verdadeiros “símbolos vegetais”, apontando para novas e instigantes relações entre natureza e cultura.