A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA E A PANDEMIA, COM MERCEDES BUSTAMANTE

Fundo laranja com efeito sépia, onde se vê rosto de mulher de pele clara, olhos castanhos, cabelos curtos, lisos e pretos, usa óculos, brincos e usa uma blusa branca com gola estampada; ao fundo a imagem de folhagens. Texto em fonte de cor branca. No canto superior esquerdo, com letras bem pequenas lê-se: @educativamuseunacional. Logo abaixo, em letras grandes destacadas, lê-se MERCEDES BUSTAMANTE. Na parte inferior esquerda, leia-se: A DESTRUIÇÃO DA NATUREZA E A PANDEMIA, no canto inferior direito, leia-se: WEBINÁRIO QUARTA 19/5 - 19h. No rodapé lê-se: EducAtiva 2021, Webinários.

PANDEMIA E MEIO AMBIENTE

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, se estendendo por nove estados. A professora Mercedes Bustamante nos convida a refletir sobre as formas que escolhemos nos relacionar com esse imenso reservatório natural de água e biodiversidade e sobre a sua depredação. Quantos males o desmatamento e a degradação podem trazer e que relações há entre a destruição da natureza e a pandemia que nos desafia hoje?

Mercedes Bustamante é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e doutora em Geobotânica pela Universitat Trier. É professora da Universidade de Brasília, membro do corpo editorial do periódico Oecologia (Springer Verlag), membro dos Comitês Científicos Internacionais dos programas LBA e IBGP e da coordenação da rede de pesquisa ComCerrado (MCT). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, mudanças no uso da terra, biogeoquímica, mudanças ambientais globais.