PLANTAS MEDICINAIS, SUA ARTE E CIÊNCIA, COM NILTON LUZ NETTO JUNIOR

Fundo laranja com efeito sépia, onde se vê rosto de mulher branca de cabelos curtos, loiros e lisos, de olhos claros; usa um colar e uma camisa de cor escura. Ao fundo a imagem de um prédio com 3 janelas que aparecem. Texto em fonte de cor branca. No canto superior esquerdo, com letras bem pequenas lê-se: @educativamuseunacional. Logo abaixo, em letras grandes destacadas, lê-se GISELLE BEIGUELMAN. Na parte inferior esquerda, leia-se: MUSEUS E SEUS EDUCATIVOS EM MEIO DIGITAL, no canto inferior direito, leia-se: WEBINÁRIO QUARTA 12/5 - 19h. No rodapé lê-se: EducAtiva 2021, Webinários.

Plantas medicinais, sua arte e ciência  

Com Nilton Luz Netto Junior 

Dia03/07/21

O uso das plantas para a cura de diferentes males atravessa a história da humanidade e de diferentes culturas. Na oficina serão apresentadas a história, a arte e a ciência de plantas medicinais brasileiras e de outras partes do mundo que contribuíram com a melhoria da qualidade de vida da população.

Nilton Luz Netto Junior é farmacêutico formado pela Universidade Federal de Goiás e possui mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Atua há 29 anos no ensino, pesquisa e extensão nas áreas de plantas medicinais e fitoterapia, exercendo, sobretudo, atividades voltadas a iniciativas públicas em saúde com esses temas. Possui experiência de 29 anos junto a Farmácia Viva da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Preparamos 7 vídeos curtos para apresentar a Farmácia Viva de Riacho Fundo e as plantas medicinais que cultivam e preparam fitoterápicos: alecrim-pimenta, guaco, babosa, boldo, erva baleeira, confrei e funcho. Nos vídeos, Nilton Luz nos fala sobre as características de cada planta, seus usos medicinais, sua origem, seu cultivo e quais cuidados de manipulação.

 

​​Confira os 7 vídeos curtos e ao final o vídeo da oficina.

Farmácia Viva – O que é? Como surgiu?

Você já ouviu falar sobre Farmácia Viva? Tem alguma onde você mora? Já visitou? Esse é o primeiro vídeo da série sobre Plantas Medicinais, com o Nilton Luz, farmacêutico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Ele nos conta um pouco do surgimento da Farmácia Viva no Brasil e aqui no DF, acompanhe! 

Pílula 01: Alecrim Pimenta – Lippia sidoides

Você conhece o Alecrim Pimenta? Ele é um poderoso antisséptico para tratamento de doenças de pele e feridas. 

Pílula 02: Erva Baleeira – Cordia verbenacea

Você conhece a Erva Baleeira? Ela tem efeito antiinflamatório em dores associadas a músculos e tendões. 

Pílula 03: Guaco – Mikania glomerata

Você conhece o Guaco? Ele é utilizado no tratamento de gripes, resfriados, com ação expectorante e anti-inflamatória na mucosa respiratória. 

Pílula 04: Funcho – Foeniculum vulgare

Você conhece o Funcho/Erva Doce Nacional? Ele é utilizado para tratamento e prevenção de cólicas, gases e diarréia. 

Pílula 05: Boldo – Plectranthus barbatus

Você conhece o Boldo? Ele é usado para tratamento de má digestão, alívio de azia e mal estar gástrico. 

Pílula 06: Babosa – Aloe vera

Você conhece os benefícios da Babosa? Ela possui usos cosméticos e fitoterápicos no tratamento de queimaduras leves e ferimentos, possui capacidade regenerativa do tecido, anti-iinflamatória e imunoestimulante. 

Pílula 07: Confrei – Symphytum officinale

Você conhece o Confrei? Ele possui efeito cicatrizante, sobre ferimentos, fortalece o tecido.