O QUE PODEMOS APRENDER COM A NATUREZA? COM AILTON KRENAK

Fundo laranja com efeito sépia, onde se vê rosto de homem indígena, com faixa no cabelo. Texto em fonte de cor branca. No canto superior esquerdo, com letras bem pequenas lê-se: @educativamuseunacional. Logo abaixo, em letras grandes destacadas, lê-se AILTON KRENAK. Na parte inferior esquerda, leia-se: O QUE PODEMOS APRENDER COM A NATUREZA, no canto inferior direito, leia-se: WEBINÁRIO QUARTA 5/5 - 19h. No rodapé lê-se: EducAtiva 2021, Webinários.

PANDEMIA, HUMANIDADE E NATUREZA

Diante do desafio de refletir sobre os temas da pandemia, humanidade e natureza, o pensador Ailton Krenak nos convoca a experimentar uma mudança nas nossas formas de contato com a Terra. Para isso, propõe uma experiência de fricção com a vida, como maneira de não vivermos no piloto automático, abertos ao que podemos aprender com a natureza, aos caminhos para a construção de uma forma de estar no mundo mais alinhada à cultura do Bem Viver.

Ailton Krenak é ativista indígena da etnia Krenak, fundou em 1988 a União das Nações Indígenas, e, em 1989, o movimento Aliança dos Povos da Floresta. Dirige o Núcleo de Cultura Indígena, na Serra do Cipó, Minas Gerais. Em 2016, recebeu o título de Professor Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde leciona, na especialização, as disciplinas “Cultura e História dos Povos Indígenas” e “Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais”. Roteirista e apresentador as séries de TV- ÍNDIOS NO BRASIL- 1998/99-MEC- Video nas Aldeias; série TARU ANDÉ- O  ENCONTRO DO CÉU COM A TERRA-  CANAL FUTURA- 2007. É Apresentador da série FRONTEIRAS FLUÍDAS – NOCTUA-ANCINE 2018. É Jornalista e escritor, com livros e artigos publicados em diversas línguas, além do português.