O PAPEL DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS NO RETORNO À ESCOLA EM PANDEMIA, COM LÉA TIRIBA

Fundo laranja com efeito sépia, onde se vê mulher de meia idade sorrindo, pele morena, usa cabelos presos em um coque, blusa escura e casaco tipo blazer de cor clara. Ao fundo, plantas. Texto em fonte de cor branca. No canto superior esquerdo, com letras em destaque lê-se: LÉA TIRIBA. Logo abaixo, em letras menores, lê-se: Espaços educativos no retorno à escola em pandemia. No canto inferior direito, leia-se: WEBINÁRIO QUINTA 9/9 - 19h. No rodapé lê-se: Canal Youtube EducativaMuseuNacional.

Educação Ambiental, Pandemia e Infâncias

O papel dos espaços educativos no retorno à escola em pandemia

Com Léa Tiriba 

Dia: 9/9, das 19h às 21h

Considerando a urgência de pensar uma escola em pandemia e os efeitos do isolamento social: o que a escola pode fazer agora que esteja atrelado à relação com a natureza?

Convidamos a educadora Léa Tiriba a pensar coletivamente sobre quais podem ser os papéis dos espaços educativos em relação ao retorno presencial à escola, e como a discussão sobre natureza pode contribuir para trocas entre múltiplas espécies. Considerando os diversos materiais elaborados e publicados pela educadora Léa Tiriba, observamos que sua produção acadêmica aborda extensivamente o papel da escola como espaço de estreitamento de laços entre seres humanos e a natureza. Como Programa, sentimos o desejo de aprofundar a conversa sobre o papel dos espaços educativos não escolares, especialmente os museus, numa colaboração ativa sobre questões que envolvem educação, natureza e pandemia. 

Léa Tiriba é educadora ambientalista e professora na Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde coordena o Núcleo Infâncias, Natureza e Artes (NiNa) e o grupo de pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental (GiTaKa). É graduada em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Faz parte do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), do Movimento Articulação Infâncias-RJ, do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro. (FPEI-RJ) e da Associação de Educadores detina e Caribe (Aelac-Rio).