Rádio
Educativa

Realizamos uma série de conversas com curadores das exposições do Museu Nacional da República. Ouvimos sobre suas propostas curatoriais e seus processos de pesquisa e trajetória na organização da exposição.

episódio 1

Ouça no spotify

No primeiro episódio, entrevistamos Sabrina Moura, curadora da exposição “Aqui Estou — Corpo, paisagem e política no acervo do Museu Nacional da República”. Neste episódio, a conversa foi mediada por perguntas que abordaram os desafios e as possibilidades de pensar o acervo do MuN a partir de uma perspectiva decolonial; as dimensões de gênero e raça, assim como a presença de artistas negros e mulheres na exposição; além do papel dos programas educativos em museus para trabalhar a proposta curatorial decolonial como método e gesto.

0:00
/

episódio 2

Ouça no spotify

No segundo episódio, conversamos com Divino Sobral, curador da exposição “As matérias vivas de Antônio Poteiro — Barro, cor e poesia”. Na conversa desse episódio, as questões mediadoras abordaram a escolha por enfatizar a voz lírica do artista ao invés da vertente crítica, satírica e política do trabalho de Poteiro; a relação entre a manifestação da natureza idílica nas obras do artista e o lugar mitológico que o rio Araguaia expressa no imaginário do povo Karajá; além das similaridades e diferenças entre as obras das três gerações da família de Poteiro quanto à temática e à técnica.

0:00
/

episódio 3

Ouça no spotify

No terceiro episódio, conversamos com a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, uma das curadoras da exposição “Brasil futuro: as formas da democracia”. Nesse episódio, a conversa foi mediada por questões que abordaram o papel de cada curador e o tipo de colaboração que se estabeleceu na construção da exposição; os desafios na apresentação de outras narrativas sobre a história e a identidade brasileiras a partir da proposta curatorial, pensando-a em meio às guerras culturais; e o ponto de contato entre os ataques às instituições políticas democráticas e o ataque à cultura.

0:00
/

episódio 4

Ouça no spotify

No quarto episódio, conversamos com Ralph Gehre, curador da exposição “PEDRO — retrospectiva de Pedro Ivo Verçosa”. A conversa foi mediada, nesse episódio, por questões que trataram do processo de escolha das obras presentes na exposição e a experiência de catalogação da obra de um artista jovem; da relação entre a paleta de cor escolhida pelo artista, as temáticas e a rede afetiva que ele levou para dentro da pintura; e da percepção do tempo e seu registro nas obras presentes na exposição.

0:00
/

episódio 5

Ouça no spotify

No quinto episódio, conversamos com Carlos Lin, curador da exposição “ONÍRICA — Coletivo Canto das Ondas”, e Carlos Praude, artista da exposição. Neste episódio, as perguntas mediadoras da conversa abordaram os desafios de fazer a curadoria de uma exposição com tecnologia e realidade virtual, pensando seu impacto na interação entre o público e as obras; as potencialidades das obras na interação com o público infanto-juvenil; e a relação entre as obras da exposição e a poesia de Manoel de Barros.

0:00
/

episódio 6

Ouça no spotify

No sexto episódio, conversamos com integrantes da Academia de Curadoria, grupo responsável pela exposição virtual “Arquivo Indisponível". Nesse episódio, a conversa foi mediada por questões sobre o modo como a curadoria de exposições pode ser potencializada com o uso das plataformas digitais; a relação entre arte, tecnologia e futuro na exposição; e o processo de criação de expografia digital, visto que é uma exposição que tem como foco obras interativas e imersivas.

0:00
/

episódio 1

Ouça no spotify

No primeiro episódio, conversamos sobre a produção dos públicos de nosso programa, ao serem convidados a escrever cartas a elementos não-humanos da natureza.

0:00
/

episódio 2

Ouça no spotify

No segundo episódio, conversamos com a professora Rosany Soares, da Escola CIEP 358 Alberto Pasqualini, em Nova Iguaçu (RJ), que compartilhou conosco a aventura de levar aos alunos a provocação feita pelo nosso programa de escrever cartas a elementos não-humanos da natureza.

0:00
/

episódio 3

Ouça no spotify

No terceiro episódio, conversamos com a artista visual, educadora e contadora de histórias Parísina Ribeiro, da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda, em Diamantina (MG), que compartilhou conosco a aventura de levar aos alunos a provocação feita pelo nosso programa de escrever cartas a elementos não-humanos da natureza.

0:00
/

episódio 4

Ouça no spotify

No quarto episódio, a equipe de mediadoras conversa sobre as etapas, os processos e a reflexões que surgiram do desenvolvimento dessa atividade de escrever cartas a elementos não-humanos da natureza.

0:00
/

episódio 1

Ouça no spotify

No episódio de abertura da Rádio Educativa, conversamos com os educadores da Escola Parque da Natureza de Brazlândia, que compartilharam conosco processos e metodologias da escola que é reconhecida como referência em educação ambiental no DF.

0:00
/

episódio 2

Ouça no spotify

No segundo episódio da Rádio Educativa, conversamos com as crianças da Escola Parque da Natureza de Brazlândia. Elas compartilharam conosco suas percepções sobre a natureza e outros temas que surgiram na experimentação do Material Educativa.

0:00
/

episódio 3

Ouça no spotify

No episódio 3, as mediadoras do Programa Educativa Museu Nacional compartilham o processo de pesquisa e elaboração do material Educativa e temas levantados a partir dele.

0:00
/