Publicação
Esta publicação reúne escritos, relatos e documentações diversos como parte do que foi produzido na experimentação da ideia de mediação cultural como pesquisa, prática documentária e produção compartilhada de conhecimentos, no âmbito do Programa Educativa do Museu Nacional da República […]

Esta publicação reúne escritos, relatos e documentações diversos como parte do que foi produzido na experimentação da ideia de mediação cultural como pesquisa, prática documentária e produção compartilhada de conhecimentos, no âmbito do Programa Educativa do Museu Nacional da República (Educativa) ao longo de 2021.

A Educativa desenvolve atividades públicas de educação e mediação cultural, buscando ampliar o uso social e o papel educativo do museu com os diversos públicos.
As atividades desenvolvidas ao longo do ano de 2021 buscaram promover a reflexão, produção e partilha de saberes em relação a diferentes temas: arte, cultura, mediação, patrimônio, meio ambiente, saúde e sociedade. Para tanto, a programação contou com diversas ações de mediação cultural, realização de encontros formativos, produção de materiais educativos e documentação da agência dos públicos. 

Como fruto da mediação como pesquisa e prática documentária, esta publicação é pensada como um modo de inscrever na esfera pública aquilo que foi produzido no trabalho da mediação cultural. Por isso, acreditamos que ela pode interessar sobretudo a quem trabalha no espaço das relações entre arte e públicos, no campo da mediação cultural em museus e exposições de arte. Um campo de pesquisa e atuação específico, que no Brasil se consolidou a partir dos anos 1990, mas que se viu diante de inúmeros desafios e transformações com a pandemia.

A publicação está dividida em três partes. Na primeira apresentamos o Programa Educativa, seus eixos de atuação e metodologia de pesquisa, assim como cada uma das pesquisas e ações mediativas desenvolvidas. Na segunda parte estão os textos de cada um(a) dos(as) mediadores(as) do Programa, refletindo sobre as pesquisas e ações em que mais estiveram envolvidos(as). A terceira parte, à maneira de um epílogo, traz um breve texto reflexivo sobre as questões que surgiram no desdobramento da Educativa e desta publicação. Baixe aqui a publicação completa