Como o trabalho de mediação cultural pode ampliar o papel sociocultural, educativo e ambiental do Museu Nacional da República?
As atividades desenvolvidas pensam e promovem reflexões diversas no espaço das relações entre arte e públicos, museu e cidade, patrimônio e sociedade.
O Programa Educativa Museu Nacional desenvolve atividades públicas de educação patrimonial e mediação cultural, buscando contribuir com a acessibilidade do Museu Nacional da República para os diversos públicos, bem como fortalecer e consolidar sua missão educativa, social, cultural e ambiental, tanto local quanto nacionalmente.
A programação conta com atividades diversas de mediação cultural, tais como: visitas mediadas ao Museu Nacional da República e exposições em cartaz, webinários, rodas de leituras, oficinas, pesquisas, documentações, vídeos e materiais educativos, publicações e este site, com informações e arquivos das atividades desenvolvidas.
Questão
mobilizadora
Consideramos que tanto a arte e o museu quanto a mediação podem, significativamente, pensar e atuar em diferentes aspectos da vida cotidiana e das relações sociais.
Metodologia
Entendemos que os públicos não são apenas destinatários consumidores da produção artístico-cultural, mas também praticantes da cultura, os quais formulam narrativas, discursos e posicionamentos, a respeito da arte e da vida. Por isso, trabalhamos com o conceito de mediação cultural documentária, interessados nos conhecimentos que são construídos com os públicos.
Um dos objetivos da mediação como pesquisa e prática documentária é registrar os efeitos de deslocamento ou transformação dos encontros (e desencontros) entre arte e públicos. Nesse sentido, interessa-nos não só fomentar a participação criativa dos públicos, mas também refletir sobre como participaram, que sentimentos foram despertados, quais conhecimentos alcançaram, quem ou o quê foi objeto de deslocamento ou transformação.
Os sociogramas são diagramas das interações sociais estabelecidas no âmbito de um projeto
Nos sociogramas do Programa Educativa MuN, podemos visualizar as relações entre as ações (pontos verdes) e os interlocutores (pontos marrons). As ligações em laranja se referem a ações pontuais, e as ligações em azul, às ações longitudinais, que se dão ao longo do programa.
Acessibilidade
As atividades do Programa Educativa do Museu Nacional da República são desenvolvidas com especial atenção às questões de acessibilidade e inclusão. Além da gratuidade de todas as atividades, as ações são pensadas no âmbito da acessibilidade atitudinal, que diz respeito a práticas e atitudes que impulsionam a remoção de barreiras a fim de acolher os públicos em suas pluralidades.
Foram realizadas as seguintes ações de acessibilidade: visitas mediadas acessíveis e em Libras; inclusão de intérprete de Libras, disponibilização de legendas automáticas, com tecnologias assistivas nos webinários; orientação para que mediadores e palestrantes acolhessem os participantes por meio de comunicação simples, autodescrição, descrição do ambiente e do material visual apresentado; inclusão de legendas nos vídeos; linguagem acessível do material educativo digital; entre outras.